Caros,
Imprimir um livro parece simples, mas não é. Chegar à impressão do primeiro livro foi uma façanha épica. Na época de Gutenberg, todos os implementos necessários à impressão já existiam, mas não serviam para imprimir um livro minimamente de qualidade. Faltava a fagulha do gênio. Faltavam duas coisas para o livro: i) a ideia – ter o conceito claro e o caminho viável; e ii) a realização – transformar, adaptar, criar os apetrechos, os hardwares capazes de imprimir um livro límpido, legível e agradável. De outro modo, não seria um livro vendável e ninguém investiria no projeto.
Gutenberg teve, assim, de reinventar muita coisa que já existia, mas não era adequada. A imprensa requeria tantas especificidades… P. ex., todas as letras A (todas!) tinham de ser iguais, esculpidas de modo a aparecerem idênticas na impressão. Hoje, a gente acha natural que todos os AA e aa em um livro sejam iguais, mas nos livros manuscritos podiam variar: os copistas eram diferentes, copiando diferentes lotes de páginas. Para o livro impresso, cada letra (tipo) era feita na mesma forma de metal, uma liga de chumbo, estanho e antimônio, que fundia a baixas temperaturas, para permitir rapidez na fundição do tipo, e sua maior durabilidade.
Além disso, o papel existente não era adequado para impressão: Gutenberg teve de alterar sua composição para que o papel não apenas suportasse a pressão da prensa, mas também não produzisse borrões e tornasse desgraciosa a edição. Também, a tinta que servia para escrever num papel comum não servia para a prensa: foi preciso experimentar outras misturas para que a tinta se tornasse utilizável para impressão. Era necessário, ainda, que os tipos já colocados na prensa ficassem firmes, e não frouxos, para não borrar a impressão…
Tudo esses problemas foram sendo detectados e resolvidos por Gutenberg num trabalho minucioso e paciente e reservado. Sim, reservado para que seu esforço não fosse copiado por outros, diminuindo o valor de seu imenso trabalho.
O sucesso da Bíblia de Gutenberg foi o trabalho de um gênio.