Notas & Comentários – 24-11-2023 – Apresentação

Caros,

Segundo a FTC, a Amazon adota “conduta excludente e ilegal para bloquear a concorrência, impedir o crescimento de rivais e consolidar seu domínio”. Por exemplo,

  • a Amazon utiliza um conjunto de táticas anti-descontos para impedir que os rivais cresçam oferecendo preços mais baixos, e
  • utiliza táticas coercitivas em seus serviços de armazenagem, separação, embalagem e entrega de produtos adquiridos para evitar que os rivais ganhem a escala necessária para competir de forma significativa.”

Assim, “a conduta da Amazon consolidou ilegalmente a sua posição de monopólio em mercados relevantes. A Amazon agora capta mais vendas do que as próximas quinze maiores empresas de varejo on-line dos EUA juntas.”

A FTC faz uma ressalva importante: “No entanto, a Amazon violou a lei não por ser grande, mas pela forma como utiliza a sua escala e âmbito para sufocar a concorrência.

A FTC acusa a Amazon de, na prática, “impedir os vendedores que usam sua superloja de oferecer produtos a preços mais baixos em qualquer outro lugar. E só consegue impor isso quem tem poder monopolístico.” A arma dissuasória é pesada: sanções matadoras.

Por exemplo, a Amazon elimina aquele que vender mais barato, em outro lugar, da importante “Caixa de Compra”, a tela na qual um consumidor pode “Adicionar ao carrinho” ou “Comprar agora”. Ser eliminado da Buy Box faz com que as vendas do vendedor “desabem”. Outra forma de punição para os vendedores com descontos “inaceitáveis” é enterrá-los nos resultados de pesquisa da Amazon de modo a torná-los efetivamente invisíveis.

Assim, conclui a FTC, os altos valores que têm de praticar na Amazon forçam os vendedores a usar os valores inflacionados da Amazon como preço mínimo em todos os outros lugares em que forem vender. Quem paga é o consumidor.

Leia esta Nota na íntegra