Caros,
O certame para o modelo de construção da cúpula da Catedral de Florença foi anunciado em agosto de 1418. Fillipo Brunelleschi e mais 11 competidores apresentaram proposta.
O maior problema era como construir andaimes para sustentar a alvenaria enquanto a argamassa curava: a abertura da cúpula era não apenas grande demais, mas alta demais.
O momento mais crítico de qualquer construção, mesmo de um simples arco, era aquele da retirada do suporte de sua sustentação. Que dizer de uma cúpula de 44m de diâmetro e 80m de altura?
Bem, Brunelleschi propôs construir a cúpula sem apoio de andaimes e sem suportes…
Um dos concorrentes de Brunelleschi propunha preencher todo o espaço de mais de 90m sob a cúpula com… terra… para montagem inicial da mesma; depois retirava a terra. No Panteão teria sido assim.
Realmente, a proposta de Brunelleschi era inacreditável: ele reiterava que construiria a cúpula sem andaime e sem suporte! Muitos consideraram Filippo um doido varrido.
E Brunelleschi não explicava como realizaria essa, essa… mágica, digo, façanha. Acima de tudo, ele temia que alguém roubasse sua ideia. Os juízes não gostaram dessa ousadia misteriosa. Pediram detalhes; Filippo não deu. Os juízes o expulsaram da sala. A coisa era séria: Brunelleschi passou dias sem aparecer nas ruas, por medo de ser vaiado como maluco. Sua causa parecia perdida …
Mas…
Boa semana,
Sávio.