Notas & Comentários – 09-12-2022 – Apresentação

Caros,

Ao logo do tempo, nestas Notas, temos buscado entender aspectos de alguns grandes empreendimentos, e de empreendedores e gestores notáveis. O Brasil Holandês foi um empreendimento grande e Maurício de Nassau um grande CEO.

Vimos, em várias Notas no começo deste ano de 2022, que a Holanda, como país, nunca invadiu o Brasil. Quem invadiu foi uma empresa da Holanda, a WIC – West-Indische Compagnie, Companhia das Índias Ocidentais. A WIC calculou o custo da empreitada, quantos soldados teria que contratar, os navios que tinha de usar, e as receitas que adviriam da cana de açúcar e do apresamento de navios portugueses, ou seja, da pirataria a partir da costa brasileira. A pirataria às vezes dava retorno mais rápido e era mais rendosa do que o açúcar.

Seis anos após a invasão e tomada de Recife e Olinda, a WIC contratou, em 1636, Maurício de Nassau como governador, o CEO do empreendimento, para comandar a Administração, as Finanças e as Forças Militares de mar e de terra da Companhia. O job description de Nassau certamente exigia perspicácia e autoridade. Perspicácia – de que dera provas antes de vir para o Brasil, e autoridade – pela nobreza de sua estirpe.

Leia esta Nota na íntegra