Caros,
É grave a acusação da Federal Trade Commission – FTC – e de 17 Estados americanos contra a Amazon.
A conduta da Amazon, diz a FTC, suprime a capacidade das plataformas online rivais de oferecerem preços mais baixos porque os vendedores não podem repassar essas economias aos compradores: a Amazon impede que quem vende na sua superloja possa vender mais barato em outras plataformas.
A Amazon também opera um enorme braço primário, de produtos que ela mesma vende, que foi responsável por 40% de suas vendas unitárias totais no segundo trimestre de 2023. Usando, pois, seu controle direto sobre o preço desses seus produtos, a Amazon criou outra ferramenta anti-desconto: o preço da Amazon se torna o preço mínimo de seus terceirizados em qualquer outra loja online.
O medo de retaliação por parte da Amazon leva os vendedores a estabelecerem preços mais elevados preventivamente em todos seus lugares de venda. Muitos nem ousam vender em outras plataformas, para evitar qualquer possibilidade de retaliação da Amazon. O vendedor que cortaria preços para crescer, passa a ser mero seguidor de preços da Amazon, privando os consumidores americanos de preços mais baixos.
A Amazon exige que os vendedores que desejam que seus produtos sejam elegíveis para Prime usem o serviço de atendimento da Amazon, o Fulfillment by Amazon (“FBA”), ainda que muitos vendedores prefeririam, se pudessem, usar um método de atendimento alternativo para armazenar, separar, embalar e enviar os pedidos dos clientes. Hoje, afirma a FTC, praticamente todos os vendedores devem usar o serviço “FBA” proprietário da Amazon para alcançar plenamente a enorme base de compradores da Amazon nos EUA.
Tem mais: aumentos de preços da Amazon na forma de anúncios pagos têm sido extremamente lucrativos… Surpreendentemente, estas taxas de vendedor representam uma parte significativa dos lucros totais da Amazon. E os vendedores pagam.
O Project Nessie era um algoritmo, usado até 2019, testava até onde a Amazon podia aumentar preços e os outros (Walmart, Target, etc.) seguirem. O Wall Street Journal estima que isso deu uma receita adicional à Amazon de mais de US$1bilhão.
Ao final do libelo submetido à UNITED STATES DISTRICT COURT, WESTERN DISTRICT OF WASHINGTON, a FTC e os 17 Estados americanos pedem o fim da conduta ilegal da Amazon, o desfazimento do controle monopolista da Amazon, a negação a ela dos frutos de suas práticas ilegais e a restauração da promessa perdida de concorrência.