Notas & Comentários – 01-03-2024

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A Flecha de Notre-Dame e o vandalismo da Revolução: A Flecha de Notre-Dame ficava no cruzamento do transepto da Catedral (vide abaixo).

Foi desmantelada pela Revolução francesa, que era profundamente anticatólica. A torre não aparece mais em nenhuma representação da catedral a partir de 1797. Os chefes da Revolução contrataram um ‘arquiteto’ (um tal de Étienne-Hippolyte Godde) para desmontar, ou seja, destruir, a Flecha, como já haviam contratado arquitetos para martelar todos os relevos escultóricos da Catedral de Notre-Dame e arrancar suas estátuas (como os Reis de Judá, na fachada).

A Flecha de Notre-Dame e os Apóstolos: Da base da Flecha de Notre-Dame (na confluência das águas) fluíam quatro grupos de estátuas de três apóstolos cada (obras do escultor Geoffro y-Dechaume) e, ao final, o símbolo de cada evangelista (o Anjo de São Mateus, o Leão de São Marcos, o Boi de São Lucas e a Águia de São João).

No grupo ao lado, o Boi, que é o símbolo de São Lucas.

Se ninguém nos alertar, em geral, nem percebemos a existência dessas estátuas “descendo” da Flecha. Mas são fascinantes.

Na ilustração abaixo, uma visão mais ampla dos Apóstolos descendo a Flecha. Notar que, enquanto todos os Apóstolos olham para baixo, para nós, passantes na rua, existe, à direita, um que olha para cima, para a Flecha: é São Tomé com a aparência de Violet-le-Duc. São Tomé é o patrono dos arquitetos: é como se Violet-le-Duc estivesse contemplando a própria obra, o inteiro restauro da Catedral de Notre-Dame.

Graças a Deus essas estátuas escaparam do Incêndio de Notre-Dame, em 15 de abril de 2019, pois haviam sido retiradas pouco tempo antes para manutenção…

Viollet-le-Duc olha a Catedral: Eugène Viollet -le-Duc foi o grande responsável pela resta uro da Catedral de Notre-Dame, que foi vandalizada, pilhada e deixada em estado calamitoso pela Revolução francesa. Violet-le-Duc como o principal contratado para o restauro, subcontratou e dirigiu outros artistas. Um trabalho primoroso. Notre-Dame voltou a um esplendor semelhante ao que tivera na Idade Média. Inovou aqui e ali, mas… que beleza.

Os artistas costumavam, digamos, brincar um pouco em seu trabalho, quando possível. Assim, colocaram as feições de Violet-le-Duc em duas imagens da Catedral restaurada: uma como um dos Reis de Judá e outra como o Apóstolo São Tomé. Aliás, neste caso, São Tomé, i.e., Violet-le-Duc. Aliás, está com o esquadro de arquiteto na mão: