Caros,
O incêndio começou às 18:18h naquele 15 de abril de 2019. Notre-Dame de Paris, o maior símbolo da França pegava fogo. Aquela Catedral onde, por séculos, a chama da Fé envolvera os fiéis, era agora envolvida pelas chamas.
A comoção foi imensamente grande. Um ano depois do sinistro, as promessas de doações ultrapassavam €1 bilhão. Vamos ver.
E vamos ver como ficará o restauro da Catedral. Já não existe Eugène Violet-Le-Duc, o grande restaurador dos monumentos franceses: da própria Notre-Dame de Paris, da Sainte-Chapelle, das Muralhas de Carcassone… Viollet-le-Duc era não apenas um grande arquiteto, artista, grande conhecedor da história da arte, mas sabia comandar uma equipe de outros grandes artistas para restauro de grandes monumentos.
Com o início da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), Viollet-le-Duc ofereceu seus serviços como engenheiro militar, mas, afinal, a França perdeu a guerra. E aí vem a amargura no fim da vida.
Ora, Viollet-le-Duc era muito associado ao Segundo Império de Napoleão III. Com a derrota para a Prússia, a França passou a ser governada de forma confusa, e Paris ficou em poder da terrível Comuna, que odiava qualquer coisa ligada ao Segundo Império.
Em maio de 1871, Viollet-le-Duc teve de fugir. A Comuna de Paris posteriormente o condenou à morte. Viollet-le-Duc morreu em Lausanne, em 1879. Assim é a história dos homens: Viollet-le-Duc que tanto fez pela França, e pela beleza da França, e que nunca fez nada contra a França, teve de fugir, para não morrer. E morreu no exílio. A ideologia irracional, que mata quem é contra e mesmo quem não é a favor, que destrói e mata símbolos, a ideologia fazia sua triste entrada no mundo.
E aqui terminamos esta série de Notas sobre a Catedral de Notre-Dame, sua arte e espiritualidade e história ao longo dos séculos.
Fogo na Catedral: O incêndio começou às 18:18h naquele 15 de abril de 2019. Notre-Dame de Paris, o maior símbolo da França, pegava fogo. Aquela onde, por séculos, a chama da Fé envolvera os fiéis, era agora envolvida pelas chamas.
Os primeiros socorros foram atrapalhados. Quando o fogo foi contido, a Flecha já havia tombado às 19:50h. Aquela que se projetava ao céu, jazia desfeita no chão.
A maior parte da cobertura da Catedral desmoronou, apesar dos esforços de 400 bombeiros e outras 100 pessoas que retiraram objetos de imenso valor devocional e histórico de dentro de Notre-Dame. A Coroa de Espinhos, aquela que doeu na cabeça de Nosso Senhor, foi salva, graças a Deus. Ele não permitiu que um dos preciosos objetos de Sua Paixão desaparecesse assim.
O incêndio estava debelado às 21:45h. O que aconteceu? Ninguém sabe ao certo. A comoção foi imensa mente grande. Um ano depois do sinistro, as promessas de doações ultrapassavam €1 bilhão.
A Flecha de Violet -Le-Duc: A Revolução Francesa havia desmontado a Flecha de Notre-Dame entre 1793 e 1797. Os episódios de maior vandalismo na história não foi perpetrado pelos vândalos, mas pela Revolução Francesa.
A Catedral sem Flecha (acima, imagem de 1850) e como ficou, após a campanha de Lassus e Violet -Le-Duc (abaixo).
A nova Flecha foi construída a partir de um desenho de Eugène Violet-Le-Duc, que venceu, com Jean-Baptiste-Antoine Lassus, a licitação para restaurar Notre-Dame de Paris: o restauro levou 25 anos e gerou a maravilha que conhecíamos. A Catedral restaurada foi inaugurada em 15 de agosto de 1859, Festa da Assunção de Nossa Senhora, Padroeira da França.
A Flecha de Violet-Le-Duc e Lassus atingiu a altura de 93 m. A camada de chumbo envolvendo a estrutura de madeira da flecha pesava cerca de 250 toneladas; a estrutura toda pesava cerca de 500 toneladas, inteiramente feita de carvalho da região de Champagne.
O funeral de Lassus (1807-57) ocorreu em Notre-Dame. Seu túmulo foi projetado por Violet-Le-Duc.
Violet-Le-Duc Foi o grande restaurador dos monumentos franceses: Notre-Dame de Paris, La Sainte-Chapelle, as Muralhas de Carcassone… Mas ele era também engenheiro militar.
Com o início da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), Viollet-le-Duc voltou correndo para Paris e ofereceu seus serviços como engenheiro militar; foi nomeado coronel de engenheiros, preparando as defesas d a cidade contra o iminente ataque prussiano.
Ora, Viollet-le-Duc era muito associado ao Segundo Império de Napoleão III (e, antes, à Monarquia de Luís Felipe). Com a queda do Imperador, a França passou a ser governada de forma confusa por partidários seja de uma república, seja dos Bourbon, seja dos Orléans, mas Paris ficou em poder da terrível Comuna, que odiava qualquer coisa ligada ao Segundo Império (e à Igreja).
Em maio de 1871, Viollet-le-Duc deixou sua casa em Paris, pouco antes da chegada dos guardas nacionais para alistá -lo nas forças armadas da Comuna de Paris, que posteriormente o condenou à morte. Viollet-le-Duc conseguiu fugir para Lausanne; lá foi convidado a realizar a restauração da catedral…
Viollet-le-Duc morreu em Lausanne, em 1879. Assim é a história dos homens: Viollet-le-Duc que tanto fez pela França, e pela beleza da França, e que nunca fez nada contra a França, teve de fugir, para não morrer. A ideologia irracional, que mata quem é contra e mesmo quem não é a favor, que destrói e mata símbolos, – a ideologia realizava sua triste entrada no mundo.
A cobertura da Catedral e o Incêndio de 2019: A Flecha e a estrutura do teto (charpente) da Catedral de Notre-Dame de Paris eram de madeira de carvalho. Essa grande massa de madeira, “la forêt“, datava do séc. XIII, e a última manutenção se dera no reino de Luís XVI. Antes de sua destruição pelo incêndio de 2019, constituía uma das mais antigas estrutura de madeira de Paris.
O teto de Notre-Dame foi construído com recursos de uma herança deixada, para esse fim, pelo Bispo da cidade, Maurice de Sully (falecido em 1196), e sepultado em Notre-Dame. O teto (imagem ao lado) era coberto com 1.326 telhas de placas de chumbo, de 5mm de espessura, cada uma medindo 3,23m x 0,98m, com peso total de 210 toneladas. Por isso, os revolucionários franceses alegaram a desculpa de que precisavam retirar essas placas de chumbo do teto para “fundir canhões e fazer balas patriotas contra os inimigos da França”…
A arquitetura gótica requer uma acentuada inclinação no telhado: o declive do teto de Notre-Dame era de 55º.
Imagens da catástrofe: Os campanários e os muros laterais de Notre-Dame mantiveram -se de pé, no incêndi ; o teto ruiu porque sua estrutura era de madeira: as estruturas medievais de pedra suportaram o fogo. A Catedral, provisoriamente instalada em Saint-Sulpice, deve ser reaberta para o Natal deste ano de 2024. Vamos ver como ela fica, sem um Eugène Viollet-le-Duc para restaurá-la, e com esse mundo de ideias tão irracionalmente estranhas em que vivemos.
E aqui terminamos esta série de Notas sobre a Catedral de Notre-Dame, sua arte espiritualidade ao longo dos séculos.