Notas & Comentários – 26-8-2022 – Apresentação

Caros,

A licitação para o projeto da Torre da Exposição Universal de 1889 foi lançada em 2 de maio de 1886, encerrando-se duas semanas depois, em 12 de maio. O prazo era bem exíguo, mas a França tinha pressa… Claro, todos os interessados já sabiam que iria haver essa licitação: foram apresentados 107 projetos.

O Edital definia uma torre de ferro de base quadrada com 25m de lado na base, e com 300m de altura”. E “as construções principais serão inteiramente em ferro”. Era exatamente o projeto de Eiffel.

A empresa de Gustave Eiffel venceu. E dir-se-ia que foi uma licitação dirigida. Mas é que a França precisava se afirmar, depois da humilhante derrota na Guerra Franco-prussiana, e o projeto de Eiffel trazia o maravilhamento da grandeza, a força da confiança, o conforto da autoestima.

Todo o processo de licitação da Torre foi conduzido pelo Ministro do Comércio e da Indústria, Edouard Lockroy. Foi ele quem incluiu a cláusula de que a torre tinha de ser de ferro, e com as dimensões já calculadas por Eiffel. Foi ele quem, afinal, deu à empresa de Eiffel a concessão da Torre, e defendeu a ideia e o projeto a ferro e fogo.