Notas & Comentários – 06-09-2024

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As máquinas: As catedrais no mundo medieval utilizavam a Rota Magna (vide ilustração abaixo), uma roda com um homem que, ao andar dentro dela, fazia subir o peso, atado a uma corda. Porém, para elevar tijolos, mármore, cimento, alimentação dos trabalhadores, etc., as máquinas existentes eram inadequadas para suprir a imensidade da cúpula da Catedral de Florença.


Rota Magna
Assim, em vez de um homem andar na Rota Magna, Bruneleschi criou uma máquina que usava bois ou cavalos, e uma roda dentada fazia mudança de direção do movimento (de horizontal, com o cavalo, para vertical, com o objeto a ser içado). Foi assim que subiram mais de 4 milhões de tijolos com os quais a cúpula da Catedral de Florença foi construída… Os trabalhadores faziam as refeições lá em cima, durante a construção da cúpula.
Máquina de içamento de Bruneleschi

Brunelleschi e as lições de Roma: Nem seu companheiro de viagem, Donatello, sabia muito bem o que Brunelleschi buscava em Roma. Numa época em que nem o direito intelectual nem a patente existiam, Brunelleschi dissimulava suas pesquisas e suas descobertas. Anotava coisas com símbolos crípticos e algarismos arábicos, apesar de estes terem sido proibidos em Florença desde 1296.

Brunelleschi prestou bastante atenção a duas cúpulas em Roma: uma na Domus Aurea, a Casa Dourada do Imperador Nero, a outra no Panteão (sobre que já falamos em Notas anteriores).

A Domus Aurea era feita com concreto, uma invenção romana. Foi construída entre o Incêndio de Roma (64 a.D.) e a morte do imperador (68 a.D.). Como Nero, por suas maldades, se tornou um embaraço para seus sucessores, houve uma espécie de Damnatio memoriae, e em 40 anos já não existia mais quase nada da Domus Aurea. A cúpula, sob a qual ficava o Triclinium, a sala de jantar de aparato de Nero, era assentada sobre uma base octogonal (de especial atenção para Brunelleschi, pois a cúpula de Santa Maria del Fiore também era octogonal), e tinha um óculo para entrada de luz (a cúpula da Catedral será sobrepujada por uma lanterna). A Casa Dourada de Nero foi reaberta à visitação em 1999, após restauro.

A Domus Aurea e o Panteão tinham afinidades: cúpula e óculo.

Panteão de Roma
Ao lado, o Panteão de Roma em pintura de Giovanni Paolo Panini, pintor muito popular para os viajantes do Grand Tour, pelos belos quadros que produzia dos monumentos antigos. O Panteão foi refeito de 118 a 128 a.D. pelo Imperador Adriano em homenagem a todos (pan) deuses (theos). Apesar das devastações do tempo, dos bárbaros e do homem, o Panteão chegou até os dias de hoje porque foi transformado em igreja – a Igreja de Santa Maria dos Mártires – no séc. VII.

O interesse de Brunelleschi pelo Panteão era muito grande, pois, 13 séculos após sua construção, ainda constituía a maior cúpula jamais erguida, com um diâmetro de 44,3m e igual altura. Ninguém sabia como aquela estrutura se mantinha, pois sua sustentação não era visível. Mas Brunelleschi achou que sabia…