Notas & Comentários – 25-10-2024

Clique para continuar a leituraLer novamente a Apresentação desta Nota

Archibald Roosevelt: Archie (foto abaixo, de 1919) foi o único dos 4 filhos homens de Edith e Theodore Roosevelt que não morreu nas duas guerras mundiais. Mas se voluntariou e lutou em ambas.

Na Primeira Guerra Mundial, foi ferido tão gravemente que foi dispensado do exército. Na Segunda Guerra Mundial, serviu no teatro de operações do Pacífico e foi ferido por estilhaços de granada do inimigo na mesma perna atingida na Primeira Guerra Mundial, sendo, de novo, discharged, como inapto.

THEODORE ROOSEVELT Jr., American Express e Doubleday: Ted Roosevelt Jr. foi governador-geral de Porto Rico (1929-1932) e das Filipinas (1932-1933). Como empresário, foi executivo da American Express e vice-presidente da famosa editora Doubleday, Doran and Company Publishers.

A editora Doubleday foi fundada em 1897, e publicou best-sellers de Rudyard Kipling (inclusive a famosa poesia IF), W. Somerset Maugham e Joseph Conrad. Em 1947 era a editora que mais publicava livros nos EUA. Atraiu numerosas figuras públicas, inclusive Dwight D. Eisenhower, Harry S. Truman, Douglas MacArthur, Robert Taft, André Malraux. E Jacqueline Kennedy Onassis chegou a ser senior editor de 1982 a 1994.

A Doubleday passou por muitos processos de fusões e aquisições. Em 1988, partes da empresa incorporaram-se ao Bantam Doubleday Dell Publishing Group, que por sua vez se tornou uma divisão da Random House em 1998…

Para nossos efeitos aqui, o relevante é que Theodore Roosevelt, Jr. foi vice-presidente da Doubleday e executivo da American Express.

 

THEODORE ROOSEVELT Jr., a Correspondência: O que, particularmente, nos interessa nestas Notas é registrar o relacionamento, a amizade entre Ted Jr. e Maurício Nabuco. Maurício deve ter herdado do pai a capacidade de fazer amigos. E parte do prestígio de Maurício no Brasil e fora, advém da brilhante atuação do pai, Joaquim Nabuco, que foi deixando um rastro de amigos e admiradores por onde passou.

Maurício ingressou no Itamaraty em 1913 na Secretaria de Estado. Percorreu os escalões intermediários e chegou a Ministro Plenipotenciário de 2ª classe (Ministro) em 1931. Já em 1934, aos 43 anos, era nomeado Ministro de 1ª classe (Embaixador).

Foi embaixador em Santiago (Chile) em 1937, na Santa Sé (Vaticano) em 1944 e em Washington (Estados Unidos) em 1949, mas nesta data Ted Jr já estava morto e enterrado na Normandia.

Bem, o que me chamou a atenção para essa amizade entre Mauricio Nabuco e Ted Jr. foi um feito pela Rua do Sabão (o nome é esse mesmo, tirado de um verso de Manuel Bandeira, uma casa de leilão de livros e documentos de grande mérito e alta qualidade).

O Lote 150 do leilão era assim descrito:

THEODORE ROOSEVELT Jr. – Carta datilografada, em papel timbrado da DOUBLEDAY, DORAN AND COMPANY PUBLISHERS, para o diplomata Maurício Hilário Barreto Nabuco de Araújo, filho … de Joaquim Nabuco, ASSINADA por Theodore Roosevelt Jr., filho mais velho do Presidente Theodore Roosevelt… Na carta, Roosevelt congratula Maurício Nabuco pela indicação como Embaixador do Brasil no Chile, e lamenta que o amigo não tenha sido nomeado Embaixador para os Estados Unidos … Por fim fala do livro de Hugh Gibson, que segundo ele faz sucesso nos Estados Unidos e provoca vendas de viagens para o Rio de Janeiro pela American Express. Trata-se do livro [intitulado] Rio, editado em 1937 pela Doubleday Books. Na margem inferior [da carta] uma pequena nota atribuída a Maurício Nabuco (não pudemos confirmar a rubrica) na qual ele oferece a carta para alguém ler mas pede que a devolva. Carta muito bem conservada mas com leves marcas de dobras. 14×21,5cm.

Penso eu, que, talvez, ao final, Maurício simplesmente anotou: “Saudade de Ted”. O carinho da amizade que perdura além da morte.