Notas & Comentários – 18-10-2024

Clique para continuar a leituraLer novamente a Apresentação desta Nota

THEODORE ROOSEVELT Jr., a Morte (1): Ted Jr. sobreviveu ao desembarque na Normandia, mas morreu no mês seguinte, de um ataque cardíaco. Tinha artrite, decorrente dos ferimentos sofridos ainda na Primeira Guerra Mundial, e andava com uma bengala. Já seus problemas cardíacos, mantinha-os escondidos dos médicos do exército e de seus superiores, para que não o proibissem de lutar…

Após o desembarque, Roosevelt utilizou um jipe chamado “Rough Rider”, que era o nome do regimento de seu pai na Guerra Hispano- Americana. Antes de sua morte, Ted Jr. ainda foi nomeado governador militar de Cherbourg, na Normandia.
O Cemitério Americano de Colleville-sur-Mer, na Normandia, contém os túmulos de 9.389 militares americanos mortos, a maioria dos quais no próprio Dia D e nas operações que se seguiram. No Muro dos Desaparecidos, estão inscritos 1.557 nomes. https://www.youtube.com/watch?v=M69jhkxhT_I

Anos mais tarde, após a Guerra, pediram ao General Omar Bradley (que foi o último General de 5 Estrelas dos EUA) que nomeasse a ação mais heróica em combate que já tinha visto. Ele respondeu: “Ted Roosevelt em Utah Beach”. Já Patton escreveu: “Teddy Roosevelt … Foi um dos homens mais corajosos que já conheci”.

 

THEODORE ROOSEVELT Jr., a Morte (2): Foi em 12 de julho de 1944, pouco mais de um mês após o desembarque em Utah Beach, que Ted Jr. morreu, por volta da meia noite, de ataque cardíaco. Tinha 56 anos. Passara parte do dia conversando longamente com seu filho, o capitão Quentin Roosevelt II, que também desembarcara no Dia D, só que na mortífera Omaha Beach. Ted Jr. estava morando, então, em um caminhão capturado aos alemães alguns dias antes e transformado em caminhão-leito. No dia de sua morte, ele havia sido escolhido pelo Tenente-General Omar Bradley, agora comandante do Primeiro Exército americano, para promoção ao posto de major-general (general de duas estrelas).

 

Quentin Roosevelt: Diz-se que ele era míope e memorizou o teste de visão para ser aceito como piloto.
Mas o que é tocante é isso: o corpo de Quentin Roosevelt morto, ao lado de seu avião abatido pelos alemães em 14.7.1918. Os alemães fizeram muita propaganda desse fato. A tragédia iguala os combatentes na morte. Mesmo quando se é filho de presidente dos EUA.

Edith Roosevelt, a mãe de Quentin, visitou o túmulo original do filho na França, depois da Guerra. Sua morte foi devastadora para ela, até pela proximidade com a morte do marido (1919).

O segundo-tenente Quentin Roosevelt fora inicialmente enterrado perto de onde foi abatido pelos alemães em 1918. Em 1955, sua família mandou exumar seu corpo e enterrá-lo ao lado de seu irmão, Ted Jr., no Cemitério americano da Normandia.

Já Theodore Roosevelt Jr. foi inicialmente enterrado em Sainte- Mère-Église (que nome de cidade!). Os carregadores honorários de seu caixão eram generais, incluindo Omar N. Bradley, e George S. Patton. Mais tarde, o corpo de Ted Jr. foi levado para o recém- criado Cemitério americano em Colleville-sur-Mer, na Normandia.

 

A Mãe dos filhos do Presidente Theodore Roosevelt: Kermit Roosevelt Sr., que lutara nas duas Guerras Mundiais (como Ted Jr.), tinha depressão e se suicidou com um tiro, em 1943, mas foi dito à mãe, para poupá-la, que morrera de ataque cardíaco. Edith Roosevelt, a mãe dos três filhos soldados mortos, Quentin, Kermit e Ted Jr., deve ter quase morrido também: quanta dor para uma mãe perder 3 dos 4 seus filhos homens nessas Guerras Mundiais.

Edith Roosevelt tinha grande bom-senso (mais que o marido Presidente), e manteve enorme influência sobre ele e toda a família. Edith morreu, em 1948, aos 87 anos; tinha pedido que não retirassem de seu dedo o anel de casamento.

Abaixo os túmulos dos irmãos Theodore Roosevelt Jr. (foto de Thiago Pinheiro) e Quentin Roosevelt: era praxe enterrar irmãos caídos pela pátria um ao lado do outro.