Caros,
Terminamos hoje nossas Notas sobre Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença. Observamos que durante os dezesseis anos da obra houve apenas um acidente mortal de trabalho e, ao que consta, o acidentado estava bêbado.
Fenômenos naturais, como terremotos, abriram fissuras nas paredes da Cúpula do Duomo de Firenze, mas aí está ela, monumental e bela, seis séculos depois… Quando Brunelleschi ainda estava construindo a cúpula, muita gente (principalmente concorrentes, invejosos e outros espíritos maldosos) torcia para que desmoronasse… A engenharia derrotou o tempo, e a beleza pairou sobre a inveja.
Em 25 de março de 1436, dia em que, naquela época, o ano se iniciava em Florença (por ser o dia da Festa da Visitação, ou seja, o dia no qual Nosso Senhor foi concebido), Filippo Brunelleschi pôde, finalmente, assistir à solene consagração da Catedral, com a presença do Papa Eugênio IV.
O Túmulo de Brunelleschi: O corpo do grande arquiteto jaz na cripta da Catedral de Florença (imagem abaixo). Como explica Antonio Manetti, que o conheceu e que escreveu sua biografia, Brunelleschi “recebeu as honras de ser enterrado na Basílica de Santa Maria del Fiore … com um epitáfio que não podia ser mais esplêndido.”
No interior da entrada da catedral está este epitáfio: “Tanto a magnífica cúpula desta famosa igreja como muitos outros dispositivos inventados por Filippo, o arquiteto, testemunham sua soberba capacidade. Em homenagem aos seus talentos excepcionais, a pátria agradecida, que jamais o esquecerá, põe seu túmulo na terra aqui embaixo.”
Túmulos, um Livro, e Vasari: Giotto di Bondone, construtor do Campanário, também está sepultado na Catedral de Florença. Foi Giorgio Vasari quem teve a compreensão de que Giotto pintou em um novo estilo, em ruptura com a arte antes existente. Vasari disse que a arte de Giotto era um renascimento, daí que, depois, foi criado o termo Renascença , por Michelet.
Vasari também projetou o túmulo de Michelangelo, na igreja de Santa Croce, em Florença.
A importância de Vasari advém, não apenas do artista que foi, mas igualmente do importantíssimo Le vite de’ più eccellenti pittori scultori e architettori, o livro que criou a História da Arte.
Coisa de homem – inveja e mal-querer: Fenômenos naturais, como terremotos, abriram fissuras nas paredes da cúpula do Duomo de Firenze, mas aí está ela, seis séculos depois… Quando Brunelleschi ainda estava construindo a cúpula, muita gente (principalmente concorrentes, invejosos e outros espíritos maldosos) torcia para que desmoronasse… A engenharia derrotou o passar do tempo, e a beleza desmoralizou a inveja.
Uma coisa surpreendente: penas um acidente de trabalhado mortal ocorreu nos 16 anos de construção da Cúpula da Catedral de Florença. Algumas fontes mencionam que o acidentado estava bêbado quando caiu.
Em 25 de março de 1436, dia em que o ano se iniciava em Florença (por ser o dia da Festa da Visitação, o dia no qual Nosso Senhor foi concebido), Filippo Brunelleschi pôde, finalmente, assistir à solene consagração da Catedral, com a presença do Papa Eugênio IV.
Brunelleschi – após a morte: Uma estátua de Brunelleschi, olhando, com admiração, para a cúpula que construiu, foi posteriormente colocada na praça em frente à Catedral, em 1838.
A máscara mortuária de Brunelleschi está no Museo dell’Opera del Duomo, Florença.
Vasari e a pintura da abóbada:
Giorgio Vasari, o primeiro grande historiador da arte, e grande artista florentino, pintou o Juízo Final na abóbada da Catedral de Santa Maria del Fiore. Após sua morte, em 1574, o afresco foi terminado por Federico Zuccari, em 1579.
Pode-se perceber a luz cada vez mais brilhante e intensa à medida que se vai ascendendo e se aproximando do Céu – o Empíreo.
Obviamente, num caso desses, um teólogo (no caso, o beneditino Vincenzo Borghini) sempre fornece ao artista os elementos para compor sua obra. A abóbada é um imenso afresco de 3.600m2 representando 700 figuras, incluindo 248 anjos, 235 almas, 21 personificações, 102 figuras religiosas, 35 danados, 13 retratos, 14 monstros, 23 querubins, 12 animais…
E para concluirmos essas Notas sobre Filippo Brunelleschi e a cúpula da Catedral de Florença, acrescento mais um vídeo interessante para entender “a astúcia de Brunelleschi”: https://www.youtube.com/watch?v=fukwDwDQOn8